19 fev Porque fugir do crediário próprio
Por Débora Zanette Depiné – sócia proprietária da SOACRED – Crediário Fácil.
Vender no crediário permite ao lojista atingir a uma nova faixa de compradores até então divorciada da loja, exclusivamente pela impossibilidade de adquirir, a dinheiro, as mercadorias que desejava possuir, além de ampliar o potencial de compra dos clientes habituais da loja.
O importante é que cada lojista opte pelo sistema que se apresente mais válido para a sua conjuntura e para a estratégia que pretende para a sua empresa. Mas o que mostraremos aqui são os pontos que devem ser levados em consideração nessa escolha e entender porque você deve fugir do crediário próprio.
1- Limitação das vendas:
No crediário próprio, as vendas são limitadas ao capital da empresa e só é viável para as organizações que tenham estrutura financeira adequada, uma vez que o sistema dificilmente resistiria a uma expansão de vendas.
2- Necessidade de capital de giro próprio:
Em poucas palavras, o capital de giro é uma reserva de dinheiro que toda empresa deve ter para arcar com os custos e manter as despesas da companhia ao longo do tempo. É o dinheiro que faz a organização “girar”.
Vendendo a prazo, o lojista precisa esperar meses até que a quantia integral seja paga, correndo o risco de descapitalização. Perdendo, assim, a possibilidade de negociação com fornecedores, no caso de pagamento à vista das mercadorias.
3- Preocupação com inadimplência:
Você não tem garantia nenhuma do recebimento das vendas feitas no seu crediário, ou controle dos pagamentos atrasados.
E o dinheiro “na rua” custa. Seja em época de inflação, pela sua perda de poder aquisitivo, seja em função do custo de oportunidade, pelo rendimento que seria possível obter, aplicando-se os montantes vinculados ao financiamento do consumidor final.
4- Cobrança de clientes:
Imagine só: você vendeu no seu crediário próprio àquele cliente conhecido, assíduo, e ele parou de pagar. Você tem que cobrá-lo. É uma situação extremamente chata e muitas vezes a boa relação entre lojista e cliente, se perde.
Com o crediário sendo terceirizado, você poderá deixar essa parte de cobrança com a empresa contratada. E nós, da SOACRED, temos uma equipe especializada e preocupada com o bom atendimento do seu cliente. Fique somente com a parte legal de ter loja!
5- Custos com crediarista ou um setor específico de crediário:
O crediário, para ser mais produtivo, precisa ter uma pessoa responsável por fazer a análise do cliente, evitando o contato inicial do consumidor com o vendedor (este que pode estar mais interessado em vender do que, propriamente, obter garantias para a venda).
Quando não é você mesmo que faz isso e perde o tempo que poderia estar fazendo coisas mais importantes dentro da sua empresa.
6- Custos com órgãos de proteção ao crédito:
A não ser que você tenha um crediário que conte puramente com a sorte, você precisará vender mais assertivamente para não se incomodar depois e, para isso, terá que consultar os clientes antes de comprar, para verificar se já devem à outras empresas.
Nestes órgãos é cobrada cada consulta feita e cada negativação. Isso pode sair muito caro, além de ser uma grande responsabilidade.
7- Custos com sistema:
É necessário ter uma organização administrativa eficiente para manutenção do cadastro, do crédito e da cobrança dos consumidores do seu crediário, bem como o controle de custos. E isso só é possível com tecnologia.
Você já tinha colocado tudo isso na ponta do lápis?
Além do que já citamos, é preciso avaliar, ainda, se os ganhos do crediário próprio compensarão a aplicação do capital que poderia ser destinado a alternativas, tais como: estoques; modernização das instalações; ampliação da rede de atividades… O desenvolvimento do seu negócio! Tempo e dinheiro que você poderia utilizar em outras partes importantes.
E como resolver isso?
Com a contratação de uma plataforma de crediário garantido como a SOACRED! Estamos há 22 anos ajudando lojistas a crescerem. Lojistas que saíram de 1 loja em funcionamento, para 4.
Temos uma plataforma online de crediário, com milhares de clientes já cadastrados, com análise de crédito feita no mesmo segundo e onde você tem controle de todas as operações feitas.
Mesmo se o cliente não pagar, você receberá o valor à vista, ou parceladamente das vendas feitas no crediário. E, ainda, se tiver inadimplência, nós que fazemos a cobrança e inclusão dos devedores nos órgãos de proteção ao crédito. Temos uma equipe especializada e preocupada em atender bem o seu cliente.
Você só precisa ter um computador com internet e divulgar o crediário da loja. O resto deixa com a gente! Saiba mais aqui.
*imagem: Photo by Christiann Koepke on Unsplash
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