17 ago 7 dicas de ouro sobre como fidelizar clientes em loja de roupas
O varejo é um dos segmentos de maior concorrência no mercado brasileiro. Basta ir a uma rua comercial ou a um shopping e verificar a quantidade de marcas que disputam a atenção dos clientes. Pensando neste cenário, é essencial que você aprenda a fidelizar clientes em sua loja de roupas.
Existem estudos apontando que um cliente fidelizado compra mais vezes e com maior ticket médio do que um novo consumidor. Ademais, há ainda aquele benefício adicional da melhor propaganda que sua loja pode ter: a recomendação de um cliente fiel – conhecido também popularmente como marketing “boca a boca”.
Nós somos especialistas em fidelização de clientes e também por meio da nossa experiência ao longo dos anos atendendo lojistas em todo o Brasil, compilamos uma série de dicas sobre como aumentar as vendas e reduzir a inadimplência aí em sua loja. Clique no banner abaixo e baixe nosso ebook gratuito sobre este tema!
Feito isso, já pode seguir na leitura e anotar todos os pontos interessantes que fazem sentido com seu negócio. Você está a um passo de começar a fidelizar clientes em sua loja de roupas. Boa leitura!
Como fidelizar clientes em loja de roupas: estratégias para começar agora mesmo!
Uma vez que é tão importante fidelizar o cliente dentro do varejo brasileiro, quais são as ações que podem ser utilizadas para esse objetivo? A seguir, listamos sete sugestões para alcançar esse objetivo.
Lembrando que, mais do que simplesmente conquistar novas vendas, essa abordagem do seu consumidor permite uma série de benefícios adicionais como o retorno à loja, de clientes que já compraram anteriormente com você, ou mesmo a recomendação “boca a boca” que mencionamos anteriormente. Sem falar em quanto impacto no digital, um cliente fidelizado também pode trazer. Vamos lá?
1 – Ofereça diferenciais e tratamento VIP para clientes fiéis
Diante de um mercado tão competitivo, não há como fugir da personalização no atendimento como um diferencial na hora de fidelizar um cliente.
E existem diversas estratégias para esse objetivo:
- Promoções exclusivas para quem já comprou com você – que podem ser ofertadas em um grupo criado especificamente para este fim;
- Oferecer uma experiência única dentro da sua loja, como lançamento de coleções para um pequeno grupo de clientes fiéis e potenciais compradores;
- O envio antecipado de fotos de peças de roupas, antes mesmo delas serem abertas e disponibilizadas na loja;
- Entrega de spoilers de chegada de novas coleções com um brinde ou mesmo um cupom de desconto exclusivo para esse cliente fiel;
- Chame seu cliente fiel pela forma como ele deseja ser chamado, por exemplo um apelido. Pode parecer algo bobo, mas não é, isto soa como se a pessoa já fosse íntima, mais próxima.
Além disso, como o cliente fidelizado tende a retornar e comprar mais vezes, essa é uma oportunidade para gerar fluxo de caixa constante. Se a base de consumidores que gosta da sua marca é alta, torna-se possível garantir um bom faturamento apenas com as compras desses visitantes mais próximos.
2- Crie um programa de fidelidade
Já que mencionamos o programa de fidelidade, essa é uma forma de incentivar novas compras. Isso porque, quanto mais seu cliente consome, mais próximo ele fica de ganhar brindes e prêmios. Desta forma, a probabilidade de um retorno à loja aumenta consideravelmente, algo que beneficia o fluxo de caixa do seu negócio.
Alguns exemplos de programas de fidelização que você pode criar aí em sua loja, são:
- Cartão de pontos: a cada compra no valor de XX Reais, seu cliente ganha 10 pontos. Ao juntar 1.000 pontos ganha algo, como por exemplo, a segunda peça grátis, desconto de 50% em uma peça, um brinde, entre outras opções que sejam ao seu alcance oferecer. Muitas lojas estabelecem parcerias com outros prestadores de serviço, para oferecer prêmios como sessão de fotos, massagem, produção de maquiagem e cabelo, etc.
- Cartão com selo ou carimbo: você coloca um selinho ou carimbo em um cartão que fica com seu cliente. Ao completar X selinhos recebidos, ele ganha uma peça com valor limitado por você. Este controle pode ser também no computador, com uma planilha, por exemplo.
- Cashback: ofereça aos seus clientes que eles tenham parte do valor gasto em compras devolvido, para que esta devolução seja revertida em desconto na próxima compra. Para isso, pense um percentual para cada compra ou categorias de peças de roupas. Ex: 5% de cashback em blusas e 10% em calças.
Estes são apenas alguns exemplos que você pode fazer aí na sua loja, mas você pode personalizar um programa de fidelidade de acordo com as possibilidades que tem a oferecer aos seus clientes. Use a criatividade!
3- Tenha uma cultura de bom atendimento e relacionamento
Quem vai retornar a um ambiente onde foi mal atendido? A chance é mínima, concorda? Isso significa que oferecer um bom atendimento é requisito básico na retenção de um consumidor.
E como oferecer essa qualidade tão necessária para sua loja de roupas? Em primeiro lugar, treinando os vendedores e demais colaboradores. Não é custo, mas sim um investimento. A qualificação desses profissionais é outro aspecto que conta muito em um melhor serviço. Anote aí:
- Ofereça treinamento aos seus colaboradores: pode ser de maneira online, com cursos e vídeos selecionados por você na internet ou mesmo você pode reservar um ou mais momentos para passar como gostaria que fosse o atendimento, o que não fazer, boas práticas, diferenciais, etc. Talvez você tenha trabalho organizando isto pela primeira vez, mas depois verá o quanto importante é esta etapa e os impactos que ela trará para sua loja.
- Reconheça e valorize as boas ações: todo mundo gosta de receber um elogio ou mesmo uma bonificação por uma boa ação feita. Sendo assim, reconheça toda vez que seu colaborador age da maneira como deve ser e se possível crie benefícios para que ele se sinta incentivado a ser um bom vendedor – bom não somente em vendas, hein. Aqui estamos falando em atendimento nota dez!
Por fim, não se esqueça de que o processo de fidelização não se encerra na compra de um produto. É essencial ter o acompanhamento de pós-venda, algo que nos leva ao próximo tópico.
4- Alimente seus canais de comunicação com os clientes
Os meios de comunicação, especialmente nos dias atuais, são essenciais para fidelizar clientes na sua loja de roupas. Trata-se de um canal direto com os consumidores, permitindo avisos de promoções, criação de um grupo no WhatsApp ou tantas outras ações.
Tão importante quanto o uso desses canais é o tipo de publicação, sua frequência e constância. É uma chance poderosa que a sua loja tem de chegar até o cliente com maior velocidade e proximidade. Atente-se a isso!
Uma dica bacana é que você crie uma planilha com os dias da semana e estabeleça um tema para fazer uma postagem em determinados dias. Por exemplo, na terça postar sobre um determinado tecido, na quinta sobre uma tendência de moda, no sábado dar alguma dica para seus clientes e nos demais dias da semana, fazer reposts de clientes usando suas roupas, postar as peças da sua loja, lançamentos etc.
Não se esqueça de que, caso sua rede mais ativa seja o Instagram, você pode fazer stories ao longo do dia mostrando a rotina na loja, fotos com clientes, usar a ferramenta Reels, etc.
Dica bônus: a rede social Pinterest é comumente utilizada para divulgação de imagens e vídeos curtos. Conforme for o público da sua loja de roupas, pode ser que eles estejam nessa rede. Procure saber! Se estiverem, crie um perfil e divulgue suas peças por lá, com fotos bem lindas ou videozinhos curtinhos de pessoas vestindo a peça, etc. O Pinterest costuma ser bem forte neste mercado de moda, do turismo e de arquitetura & decoração.
Ei, psiu! Independente da rede social, seja sempre você mesma e a cara da sua loja, para mostrar de fato o que a pessoa vai encontrar ao vivo.
5- Fidelize ainda mais clientes oferecendo um crediário terceirizado
Oferecer um crediário terceirizado aí na sua loja é uma maneira incrível de fidelizar clientes.
Nem todo mundo tem acesso a um cartão de crédito para parcelar compras ou mesmo, nem todos podem comprar em qualquer dia do mês. O crediário oferece poder de compra para as pessoas e além disso, ele é um método de pagamento extremamente acessível e popular. Vamos combinar que o carnezinho é o queridinho de quem adora umas comprinhas, né?
Em termos de vantagens para a sua loja, além da fidelização, um crediário terceirizado pode te garantir faturamento e capital de giro saudável, para poder investir e focar no que importa: vender, vender e vender!
Em se tratando de fidelização, aqui está a grande sacada! Todos os meses, os seus clientes retornarão à loja para fazer o pagamento das parcelas. Esta ação de retornar à loja já é parte do caminho que ele percorrerá para fazer uma próxima compra. Uma vez no local, ele vê as novidades, conversa com vendedores, fica sabendo de mais ofertas e pode vir a comprar novamente. Aliás, a chance disso acontecer é bem grande.
Oferecendo um crediário terceirizado e investindo em todas as dicas que passamos aqui neste artigo, você tem a receita perfeita de sucesso em fidelização e vendas. Pense nisso!
6- Invista em promoções e cupons de desconto
Outra forma de flexibilizar as condições de pagamento são as promoções. Com a chance de comprar uma roupa com preço menor, muitos clientes podem ir até a loja para aproveitar as ofertas especiais. Esse tipo de ação costuma funcionar muito bem para mobilizar os consumidores.
7- Meça a satisfação e o relacionamento com seus clientes
Por fim, crie métricas e indicadores para monitorar o relacionamento com os clientes. Isso pode ser feito com uma pesquisa de satisfação, por exemplo, permitindo que você entenda como o seu consumidor enxerga a sua loja ou mesmo conversando com seus clientes, instruindo os vendedores a coletar informações que façam compreender como o seu cliente se sente em sua loja, o que ele espera, etc.
De quebra, essa tentativa ainda ajuda a identificar oportunidades de melhoria. Lembre-se: cliente feliz é um cliente fidelizado e que vai falar bem da sua loja para todo mundo do seu círculo de convivência.
Crediário terceirizado: uma ferramenta poderosa de fidelização
Como vimos ao longo do artigo, existem inúmeras ações que você pode fazer para fidelizar clientes na sua loja de roupas. Neste contexto, é essencial flexibilizar suas formas de pagamento, tornando seus produtos mais acessíveis aos consumidores.
Como mencionamos na quinta dica, a oferta do crediário é uma boa maneira de alcançar essa flexibilidade. E, se você tem alguma dificuldade com essa forma de pagamento, não se preocupe: estamos aqui justamente para ajudá-lo. Veja algumas das vantagens de trabalhar conosco na administração e na garantia do crediário terceirizado de sua loja:
- O cliente retorna à loja para pagar e pode acabar comprando mais peças;
- Consumidores sem cartão de crédito conseguem comprar;
- Você pode fazer uma análise prévia do crédito do futuro cliente;
- Nós garantimos o recebimento dos valores que você vende, integral ou parceladamente, conforme o plano que você escolheu;
- Você recebe suas vendas mesmo que seu cliente não pague ou atrase a fatura;
- Zero cobranças de clientes inadimplentes, nós fazemos isso por você;
- Oferecemos um atendimento personalizado, feito por humanos e não máquinas;
- Disponibilizamos tecnologia descomplicada, por meio de um sistema online, pensado para que seja rápido e fácil de mexer e para sua loja ter controle de tudo o que acontece no crediário.
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Bruna
Posted at 19:08h, 26 abrilBoa tarde, gostaria de ter mais informações sobre como realizar o crediário na loja em que trabalho, se há alguma plataforma, sistema ou aplicativo para o mesmo. Onde seja mais seguro para lojista e cliente.