16 mar 5 dicas para vender no lockdown
Por Débora Zanette Depiné – sócia proprietária da SOACRED – Crediário Fácil.
Por causa do novo Corona Vírus, a situação da saúde pública é muito grave e algumas cidades tiveram que fechar os serviços não essenciais como medida de contenção à doença.
A saúde física, porém, não é a única que está agonizando. Muitos negócios e empresas também estão “entubados” e sem vaga na UTI.
E agora? A sua loja fechou. Como fazer para manter as vendas no lockdown?
Primeiro, entenda uma coisa: a pandemia não será eterna e não é novidade, pois já passamos por esta situação em 2020. Por isso, por mais que você se sinta perdido com a sua loja física fechada, não cometa os mesmo erros do ano passado e não pare, se adapte!
E mesmo que a sua cidade não tenha fechado a sua empresa ainda, não quer dizer que este artigo não seja para você. Essa situação, infelizmente, pode mudar de um dia para o outro e as dicas abaixo, são para além da pandemia, são práticas básicas de como fazer você fidelizar o seu cliente, criar engajamento e faturar ainda mais do que antes.
Dica #1 para vender no lockdown: Tenha calma.
Se abrir a sua loja, está além do seu controle, não se desespere. Foque na solução e não no problema.
Lembre-se de tudo o que você construiu até agora. Todo o amor e dedicação empregados no seu negócio. Esse é o motivo que você acorda todos os dias, certo? Por isso, acredite na sua loja e não pare agora, só se adapte a nova realidade.
Todo o trabalho feito com amor é visível ao cliente. Ele sente que o intuito não é apenas o de vender uma mercadoria, mas o de valorizá-lo. As pessoas precisam desse envolvimento emocional para continuar comprando e isso não vai parar agora.
Dica #2 para vender no lockdown: Saiba as medidas restritivas da sua cidade.
Tenha todas as regras na mão, cada cidade tem uma medida restritiva diferente para contenção da COVID19. Saiba exatamente quais são as relacionadas à sua para poder se programar e divulgar isso aos seus clientes.
Eles devem saber os novos horários de funcionamento da sua loja e os meios de contato com você. Mostre, ainda, as medidas que estão sendo tomadas dentro da sua loja, como a utilização de álcool, o uso de máscaras, cuidado com as mercadorias…
Com a programação das medidas restritivas em mãos, você poderá pensar de forma estratégica e o seu cliente poderá se sentir seguro nas compras.
Dica #3 para vender no lockdown: Esteja presente digitalmente.
Isso vale para qualquer período da sua loja, mas agora principalmente, pois será a sua única vitrine.
Faça postagens com freqüência e várias vezes ao dia, com conteúdos diferentes, não apenas mostrando os seus produtos.
Mostre o seu dia a dia, detalhes das peças, caimento das roupas, qualidade dos materiais, forma de utilização, traga convidados para participarem da sua página, peça feedbacks dos clientes, faça lives.
O objetivo aqui é buscar engajamento com o seu público. Não basta apenas ter bons produtos, você precisa ter conteúdo de qualidade. Isso pode trazer, inclusive, novo clientes, pós lockdown.
Dica #4 para vender no lockdown: Utilize todos os canais de venda.
Se você tem uma equipe, ou se for sozinho, em primeiro lugar se organize para saber como será o atendimento remoto.
Deixe em um local de fácil acesso as informações de contato com você, valores das peças, condições de pagamento e forma de entrega.
Agora é a hora de, se ainda não tem, oferecer entrega por delivery, ou venda condicional (venda onde o cliente recebe várias mercadorias em casa e paga aquelas que decidir ficar e devolve as demais).
Capriche nesta entrega, na embalagem e faça a listagem do que está sendo recebido. Isso irá influenciar na percepção de seus clientes quanto à qualidade de suas peças e ao atendimento da sua loja.
Para conversar com os seus consumidores, saibam quais são os canais de comunicação que eles estão presentes: direct do Instagram, SMS, WhatsApp, Status do WhatsApp, Messenger do Facebook, telefone… não deixe nenhum de fora, pois assim todos serão atendidos.
O objetivo aqui é focar na experiência que você dá ao seu cliente. Aqui, explicamos como fidelizá-lo.
Entre em contato de forma personalizada, chamando-o pelo nome, mostre outros produtos do seu tamanho, ou cor preferida. Tenha envolvimento com esta pessoa.
Dica #5 para vender no lockdown: Venda no crediário.
O crediário é a modalidade que mais aproxima o cliente do lojista, pois o pagamento das parcelas é feito mês a mês no próprio estabelecimento onde a compra foi feita. Essa proximidade sempre valeu ouro, mas agora mais do que nunca. Utilize disso!
Tendo um crediário com um bom sistema de cadastro, você tem controle de todos os consumidores que têm compras em aberto, ou que não voltaram a comprar mais.
Crie canais de transmissão para contatá-los novamente.
E depois que a crise passar, a loja precisará cada vez mais criar movimento recorrente nos pontos de venda após as pessoas terem segurança plena para retornar à normalidade. Contar com o cliente do crediário, que voltará para fazer o pagamento na loja todos os meses, significa ter oportunidades de vender novamente.
E ai, pronto para colocar tudo em prática e faturar ainda mais do que antes da pandemia?
O risco de não fazer nada é você fechar as suas portas de vez. Não faça isso!
Mantenha a calma, tenha todas as regras da sua cidade em mãos para pensar estrategicamente, esteja presente digitalmente para ser lembrado, tenha controle de todos os canais de venda para faturar ainda mais do que antes e venda no crediário com um bom sistema, como a SOACRED.
Lembre-se que isso vai passar, não será eterno. Por isso você não pode parar.
Conte com a gente!
*imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/pessoas'>Pessoas foto criado por prostooleh - br.freepik.com</a>
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