5 motivos do cliente ter o crédito negado

5 motivos do cliente ter o crédito negado

Por Débora Zanette Depiné – sócia proprietária da SOACRED – Crediário Fácil.

 

Análise de crédito na hora de comprar no crediário é normal e necessária, você já sabe disso.

E a possibilidade da compra ser negada, também é normal, acontece. Mas é imprescindível o lojista saber como passar essa informação, além de ser direito do cliente poder saber o motivo. Muitas vezes, inclusive, pode ser um motivo que o cliente pode resolver facilmente e a venda ainda ser feita.

Por isso, listamos 5 motivos que podem fazer com que o cliente tenha a compra negada no crediário.

 

1. O CPF está listado em cadastros negativos 

Antes de emprestar dinheiro a alguém, a empresa se certifica de que esse consumidor já não esteja devendo a outras pessoas. Você faria o mesmo para emprestar dinheiro a alguém, certo? Por isso, saiba que se o cliente estiver negativado, a chance de conseguir crédito, é muito menor.

2. Pontuação do CPF (Score) baixa 

o famoso “score” é um medidor de hábitos financeiros. Assim a empresa fica sabendo se o cliente costuma pagar em dia, ou não.

– Pontuação abaixo de 300, num total de 1000, tem um risco alto de inadimplência.

– Pontuação em 500, num total de 1000, tem um risco médio de inadimplência.

 

O que é levado em consideração para a nota?

hábitos de pagamento;

– atualização de dados cadastrais;

histórico de dívidas negativadas;

– relacionamento financeiro com empresas.

 

A pontuação aumenta, conforme o consumidor for pagando em dia os boletos, ou contas que tem em aberto. E isso tem que ser um hábito, ok? Não adianta pagar para sair da negativação e esperar que a pontuação aumente instantaneamente. O que o Score contabiliza, é a tradição durante sua vida como consumidor.

 

3. Excesso de consultas no CPF

Isso acontece quando o cliente pede por crédito muitas vezes. Fica marcado no seu histórico e pode querer dizer que ele esteja comprometendo demais a sua renda com outras parcelas.

 

4. Problemas cadastrais 

É quando é reportado, por exemplo, aos órgãos de proteção de crédito, que em algum momento da vida desse cliente, o seu documento de identificação foi extraviado. Essa informação chega até a empresa, que tem um cuidado extra em vender para ele, pois pode ser um terceiro comprando. Para solucionar esse problema, sempre deixe o cadastro atualizado!

 

5. Não ter tradição no comércio

A empresa que concede o crédito precisa ter confiança em você e para isso, não basta ter nome limpo, você precisa criar o hábito de ter uma vida financeira saudável e conseguir comprovar isso.

 

Conclusão

 

Anote para poder explicar corretamente ao consumidor da sua loja se isso acontecer. Ele se sentirá valorizado pela explicação e poderá voltar para comprar em outro momento, quando regularizar a sua situação.

Fez sentido pra você? Segurança e transparência são as melhores formas de proporcionar uma melhor experiência ao seu cliente.

E, aí, como funciona na sua loja? Comente uma situação chata que passou por ter negado o crediário a um cliente. E entre em contato para oferecer um crediário profissional e especializado na sua loja.

 

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