17 fev 5 motivos do cliente ter o crédito negado
Por Débora Zanette Depiné – sócia proprietária da SOACRED – Crediário Fácil.
Análise de crédito na hora de comprar no crediário é normal e necessária, você já sabe disso.
E a possibilidade da compra ser negada, também é normal, acontece. Mas é imprescindível o lojista saber como passar essa informação, além de ser direito do cliente poder saber o motivo. Muitas vezes, inclusive, pode ser um motivo que o cliente pode resolver facilmente e a venda ainda ser feita.
Por isso, listamos 5 motivos que podem fazer com que o cliente tenha a compra negada no crediário.
1. O CPF está listado em cadastros negativos
Antes de emprestar dinheiro a alguém, a empresa se certifica de que esse consumidor já não esteja devendo a outras pessoas. Você faria o mesmo para emprestar dinheiro a alguém, certo? Por isso, saiba que se o cliente estiver negativado, a chance de conseguir crédito, é muito menor.
2. Pontuação do CPF (Score) baixa
o famoso “score” é um medidor de hábitos financeiros. Assim a empresa fica sabendo se o cliente costuma pagar em dia, ou não.
– Pontuação abaixo de 300, num total de 1000, tem um risco alto de inadimplência.
– Pontuação em 500, num total de 1000, tem um risco médio de inadimplência.
O que é levado em consideração para a nota?
– hábitos de pagamento;
– atualização de dados cadastrais;
– histórico de dívidas negativadas;
– relacionamento financeiro com empresas.
A pontuação aumenta, conforme o consumidor for pagando em dia os boletos, ou contas que tem em aberto. E isso tem que ser um hábito, ok? Não adianta pagar para sair da negativação e esperar que a pontuação aumente instantaneamente. O que o Score contabiliza, é a tradição durante sua vida como consumidor.
3. Excesso de consultas no CPF
Isso acontece quando o cliente pede por crédito muitas vezes. Fica marcado no seu histórico e pode querer dizer que ele esteja comprometendo demais a sua renda com outras parcelas.
4. Problemas cadastrais
É quando é reportado, por exemplo, aos órgãos de proteção de crédito, que em algum momento da vida desse cliente, o seu documento de identificação foi extraviado. Essa informação chega até a empresa, que tem um cuidado extra em vender para ele, pois pode ser um terceiro comprando. Para solucionar esse problema, sempre deixe o cadastro atualizado!
5. Não ter tradição no comércio
A empresa que concede o crédito precisa ter confiança em você e para isso, não basta ter nome limpo, você precisa criar o hábito de ter uma vida financeira saudável e conseguir comprovar isso.
Conclusão
Anote para poder explicar corretamente ao consumidor da sua loja se isso acontecer. Ele se sentirá valorizado pela explicação e poderá voltar para comprar em outro momento, quando regularizar a sua situação.
Fez sentido pra você? Segurança e transparência são as melhores formas de proporcionar uma melhor experiência ao seu cliente.
E, aí, como funciona na sua loja? Comente uma situação chata que passou por ter negado o crediário a um cliente. E entre em contato para oferecer um crediário profissional e especializado na sua loja.
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